terça-feira, 15 de setembro de 2015

Enquanto isso...

Enquanto não consigo encerrar com a arrumação das roupas, vou ficar fazendo apologia à Marie Kondo por aqui e quem quiser segue as dicas.
O que mais me chamou atenção no método KonMari foi a mudança de perspectiva. Sempre dei muitas coisas, não sou apegada e se alguma coisa não me caia bem já despachava logo. Daí, não analisava muito profundamente o que permanecia no guarda roupa. Aí, vem a japonesinha samurai e me dá uma rasteira.
Mas vamos com calma, vou escrever sobre os pontos que mais me chamaram atenção no método e depois mostro onde levei a rasteira.

1º Passo: Separe por categoria e não por localização.
Segundo Marie, você deve reunir todos os objetos de uma categoria num mesmo lugar e só então começar a seleção. No caso das roupas, devem ser reunidas inclusive as que estiverem no cesto de roupas sujas, no varal ou na pilha de roupas para passar. Marie é meio radical e diz que o que não estiver na pilha inicial deve ser descartado sumariamente, mas como ela não estava aqui para ver...
Acho que o objetivo aqui é mostrar a quantidade de coisas que você acumula sem necessidade. O impacto da pilha de roupas é um choque de realidade.




2º Passo: DOES THIS SPARK JOY?
Que eu traduzi livremente como me sinto bem com isso? Segundo a ninja da organização, você não tem que dar o que não quer, você tem que manter o que te faz feliz. E foi aqui que eu me esborrachei.
Ahhh, Andrea é a mesma coisa, tudo que não te faz feliz você não quer. Ledo engano, pequeno gafanhoto, ledo engano. Ao verificar roupa por roupa e se perguntar se você se sente bem ou é feliz com aquilo, você começa a entender que são poucas as peças de roupas que te fazem feliz de verdade e, no meu caso, que você tem muito mais do que precisa e do que faz bem.
É permitido que manter peças que não usa ou que não combinam com o seu estilo, desde que 'spark joy'. Mantive quatro peças que sparkam a lot of joy, mas que eu não uso. Uma polo pink tamanho pp que não entra nem no meu dedo mínimo mas tem uma boneca fofa nas costas, uma calça tamanho 37 que se algum dia eu entrar nela de novo faço uma festa e convido todo mundo, 1 blusa bordada que eu só usei uma vez mas que eu não consigo segurar um sorriso quando olho para ela e uma blusinha frente única que eu usava desde o passeio no shopping a tarde até numa noitada no verão, eu gostei tanto da estampa e do tecido, que além da frente única tinha saia e vestido com o mesmo estampado.

3º Passo: Descarte
Essa etapa para mim foi a mais fácil, pelo menos no quesito roupa. Esses dois sacos são de roupas que foram doadas e que vão cumprir sua função em outro lugar, como já disse não sou apegada e fico feliz de fato em poder ajudar. Ainda tem mais um saco e uma mala com roupas que estão anunciadas no grupo do Facebook.




Aff, dessa vez me superei. Mas pelo menos tem fotinha para ser menos sofrível...

Nenhum comentário:

Postar um comentário